quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Carla Peres e Responsabilidade da Informação

Reza a lenda que Carla Peres participando de um programa de televisão onde faziam perguntas de “alto nível intelectual” foi questionada:

- Carla, uma palavra que comece com a letra I.

- Fácil, respondeu a beldade rebolativa : “ISCOLA”..........

Doeu, fala a verdade, doeu!

Apesar do exemplo acima ser da TV, na rede não tem sido muito diferente. Em diversos fóruns e blogs tenho visto muita gente reclamando da qualidade das informações publicadas e disponíveis e a primeira resposta que vem a mente é simplória, curta e grossa: se não é do seu gosto, então não veja, não leia, não procure. C´ést fini!

Essa resposta por óbvio é insatisfatória mas recentemente ao ler o excelente artigo sobre “Participação e Presença na Rede” de Demi Getschko, Diretor –Presidente do NIC.br (“Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil 2006 - CETIC.BR”) vi a questão ir mais além :

“ Achamos que há diferenças essenciais entre participar da rede e ter presença nela, e que essas diferenças são importantes e não deveriam ser menosprezadas...... A rede é uma construção coletiva que não pressupõe barreiras ou controles. Não tem porteiras, nem cancelas, nem guardas. Quem tiver ao seu alcance os meios necessários para conectar-se, deve ser estimulado a fazê-lo na forma que conseguir. é um participante da rede, tal como o é o transeunte da praça pública, o banhista do rio fresco, o viajante do panorama que se desdobra ante ele. Por outro lado, quem tem recursos a si alocados na rede - presença na rede - tem maior poder de ação sobre esta e sobre os seus participantes e, desta forma, mais responsabilidades que os que dela apenas usufruem como visitantes, ávidos leitores de informação ou meros expectadores. Quem mantém um domínio na rede para, a partir dele, criar seu sítio onde vai expor informações e serviços, quem tem um conjunto de números IP a ele atribuídos para a identificação de equipamentos ou a prestação de serviços à rede, esses têm responsabilidades específicas perante a comunidade.”

Tão importante quanto o prisma da qualidade no mesmo patamar está a responsabilidade social ativa de quem publica. A publicação de sites com textos nazistas, racistas, apologia a violência, etc., é diretamente responsável pela repercussão social e das conseqüências do fato, isto sem falar nos sites de baixa qualidade ou sem qualidade.

Se disseminação de Ignorância fosse crime imaginem os tribunais julgando os webmasters, apresentadores de TV, modelos, locutores esportivos por sua responsabilidade, seria muito engraçado porém trágico porque nosso pais esta repleto de analfabetos funcionais, sabem ler e escrever precariamente mas não sabem raciocinar. Detalhe : em todas as classes sociais, porque dinheiro não é sinônimo de cultura .

Quando você publicar alguma coisa na rede, por favor, pense duas vezes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava lendo o Blog e achei muito interessante este assunto, ele me despertou o interesse de analisar melhor os próximos sites que visitarei ou por irônia do destido através dos links me levem á visitar.