sábado, 17 de maio de 2008

Mar de Informação

Moro em Florianópolis, cidade privilegiada no que se refere a praia e outro dia estava caminhando na praia de Canasvieiras e, ao olhar para o mar, verifiquei o que qualquer criança sabe: Tanta água e não posso beber nada, nem uma gota ... a menos que se filtre, dessalinize etc.

Pensando melhor, acho que uma criança não sabe o que é dessalinização, mas tudo bem.

Daí conclui como o mar tem a ver com TI e principalmente com a WEB.

Por favor, não pensem que fiquei louco, não bebi, não fumei e nem cheirei nada, apenas abstraí que a Web é um oceano de informação e que se você quiser "beber" água potável tem que filtrar muito, porque volume de informação não quer dizer necessariamente conhecimento relevante que se aproveite.

Pesquisando sobre este insight encontrei uma citação de John Naisbit no livro "Blog Corporativo (1)" - uma frase que resume muito bem minha analogia  :
"Estamos nos afogando em informação mas famintos por conhecimento"

Muita gente confunde informação com conhecimento; não estou sendo radical, apenas realista. Toda informação tem seu grau de importância pessoal de acordo com o contexto de quem a lê e não estou julgando isso.

Meu pai um dia me falou : "Dize com quem andas e te direi quem és". Bonita frase de efeito, antiga, mas se mudarmos para: "Me mostre aonde navegas e o que lês e te direi quem és", a coisa fica mais clara?

Não arrisco dizer uma porcentagem de quanto de irrelevante, ou melhor, coisas sem importância, circulam na WEB, primeiro porque não existem estatísticas confiáveis e segundo o que é irrelevante para mim pode ser não ser para outras pessoas, é óbvio.

Quando você  pensar em discriminar ou valorar o que o outro lê isto se transforma numa coisa muito feia e perigosa chamada censura e aí “a vaca vai pro brejo...”

Assim como nem tudo na vida é trabalho, como ficam a diversão, os chats, blogs, sites de relacionamentos, jogos etc ? Onde entra esse maravilhoso mundo da comunicação que a WEB trouxe? Eles não valem nada ? Claro que valem e muito, eles geram informação que, acumulada e transformada com o tempo, gera subsídios para o conhecimento que você irá utilizar ou não, a bel-prazer do seu livre arbítrio.

A produção e disseminação de informação dos últimos 10 anos a disposição do homem comum supera tudo o que já foi feito antes. Fazendo uma analogia sobre relevância, pergunto se você consome apenas água para viver ?

Claro que não, mas se você for abstêmio, cerveja e vinho são irrelevantes e inúteis; mas do ponto de vista de um enólogo a vida não teria sentido sem uma taça de vinho e tanto um como outro não têm o direito de questionarem seus "gostos" - lembra do livre arbítrio, respeito etc ?

Só pra fechar, Vinícius de Moraes dizia que Whisky é o cão engarrafado, ou seja, o melhor amigo do homem. Isso é que é analogia relevante apoiada no conhecimento etílico!

1 - "Blog Corporativo" / Fabio Cipriani, São Paulo,Novatec
Editora, 2006